PR MULHER PAULISTA LANÇA PROGRAMA DE EMPODERAMENTO EM SEU 3º ENCONTRO ESTADUAL

O programa “Mais ESPAÇO. Mais PODER. Mais MULHER”, tem como meta a promoção dos saberes, com debates, troca-de-ideias, palestras e cursos direcionados às alas femininas. O evento realizado na Alesp, sábado (30/9), atraiu mulheres – líderes do PR – de várias regiões do estado e o prestígio de grandes personalidades do partido.

Promover a troca-de-ideias; a capacitação; a qualificação; com boas iniciativas e novos saberes entre as mulheres líderes da legenda 22 para os desafios futuros, a começar pelos pleitos eleitorais de 2018 e 2020: esses são uns dos pontos, que norteiam o programa ‘Mais ESPAÇO. Mais PODER. Mais MULHER!’, criado e lançado pelas direções estaduais do PR-SP e PR Mulher/SP, no 3º Encontro Estadual da Mulher Republicana Paulista, que aconteceu sábado (dia 30 de setembro) no auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp -, em dois períodos (manhã e tarde).  

A presidente estadual do PR Mulher, Heloisa Antunes – a Professora Helô -, promoveu a abertura oficial do evento, destacando nas suas considerações a importância do programa de empoderamento da mulher, lançado naquela manhã. “No PR, realmente, a mulher tem espaço, tem voz e tem vez. Queremos que as direções municipais do PR Mulher promovam seus encontros para fomentarmos esse programa e mostrar às lideranças femininas de cada cidade, de cada região, que o PR é o caminho para o seu empoderamento.”, alertou Helô ao concluir:

“Perfeito este dia para nossa troca de ideias, discussões, compartilhamentos, integração,  conexão. Como o partido diz em seu programa de TV e rádio, de conexão do PR com o Brasil, do PR com o Estado; e hoje, do PR com as Mulheres.”

MAIS PARTICIPAÇÃO E OPORTUNIDADES

“O PR tem por meta ampliar a participação da mulher na política e uma das ferramentas para conseguir esse feito é o programa que lançamos hoje neste grandioso Encontro Estadual do PR Mulher de São Paulo, onde afirmamos o compromisso de abrir mais espaço, para que a mulher possa ter mais poder e ser, de fato, mais mulher, com mais participação e oportunidades.”, explicou o presidente estadual do PR-SP, José Tadeu Candelária, ao afirmar:

“Aqui no PR, da mesma forma que os homens, a mulher tem vez, voz e liberdade, para atuar e tomar decisões nas suas funções partidárias e políticas. O PR tem orgulho da mulher republicana e quer vê-las no alto de seus mandatos, a partir de 2019. Somos da família PR. Sabemos do nosso valor e devemos ostentar com orgulho nossas bandeiras, nossas convicções.”, conclamou Candelária em seu discurso.

ELAS FAZEM TUDO BEM FEITO.

O deputado federal Marcio Alvino – destacado parlamentar paulista no Congresso Nacional – lembrou a formação política de responsabilidade e integridade que obteve dos pais (prefeitos na cidade de Guararema), referenciando as gestões da mãe, Dona Conceição Apparecida Alvino de Souza – primeira prefeita do Alto Tietê. “Quando acompanhava a fala da nossa vice-prefeita de Osasco, nossa companheira e amiga Ana Maria Rossi, me passou um filme dos grandes mandatos da minha mãe, que é referência de gestão até hoje. A mulher realmente tem um olhar diferente. Acho que a mulher agrega – e muito – na política, porque quando ela se propõe a fazer é para fazer bem feito.”, reconhece Marcio Alvino.

O deputado estadual André do Prado falou das obrigações e dificuldades de um mandato público, que só é positivo quando é feito com muita vontade, dedicação e amor, ressaltando que esses atributos são típicos das mulheres. “Para o Brasil melhorar. Para o estado de São Paulo e os municípios se desenvolverem, nós precisamos das mulheres. Tem muito espaço no nosso partido para as mulheres. Estamos apenas começando, engatinhando.”, afirmou André do Prado ao concluir: “Temos muitos sonhos para este partido. E nós queremos que o PR Mulher seja sonhado por todas vocês.”.

O vice-líder do PR na Alesp, deputado estadual Marcos Damasio, falou do audacioso projeto do PR para o estado de São Paulo nas eleições de 2018, quando deverá disputar com chapas fortes para superar os desafios e cumprir seus objetivos eleitorais. “O PR é um partido grande nacionalmente e tivemos um avanço significativo no estado de São Paulo, nas eleições gerais de 2014, quando triplicamos nossa representatividade na Assembleia, passando de um para três deputados. Agora chegou o momento de crescermos mais e vamos eleger, no mínimo, seis estaduais em 2018. Precisamos montar uma chapa forte de mulheres. A participação feminina é fundamental para atingirmos esse objetivo.”, reconhece Marcos Damasio.

NO PR ELAS SÃO MAIS!

A prefeita do PR na cidade de Potim, Érica Soler, expôs as dificuldades da mulher no processo de empoderamento, destacando a caminhada difícil que trilhou até chegar à prefeitura pelo PR, depois de duas derrotas nas urnas por outras legendas. “Nada é fácil para a mulher: no mercado de trabalho; cuidar da casa, dos filhos; sair para trabalhar. E não é fácil, também, engrenar na política. Nós encontramos muitos preconceitos. Mas no PR encontrei um carinho, um aconchego muito bacana, muito bom.”, reconheceu Érica ao fazer um chamamento: “Então, não desista. Só tem espaço na política, quem quer ocupa-lo. Dentro do PR nós somos mais: mais mulher; mais tudo!”.

A vice-prefeita de Osasco, a republicana Ana Maria Rossi, teve uma vida dedicada à política, mesmo antes do mandato. Esposa de outro grande nome da política nacional, Francisco Rossi; e mãe da atual secretária de Educação de Osasco, a vereadora e presidente do PR, Ana Paula Rossi, a vice-prefeita do PR também mostrou que é possível a mulher alcançar seus objetivos na política, quando acredita neles. “Hoje, num sábado cedo, muita gente querendo descansar, dormir até um pouco mais tarde e eu vejo: estão todas aqui, alegres, felizes por estarem participando de uma reunião como esta, para a gente falar de política. Os homens que me perdoem, mas as mulheres têm garra mesmo!”, exclamou Ana Rossi. 

UM ENCONTRO DE SABERES

O fundador da legenda 22, um dos mais notáveis políticos da história republicana brasileira, o saudoso deputado federal Álvaro Valle, foi o responsável pela implantação do primeiro Curso de Formação Política do país, em 1986. Com o objetivo de promover saberes e qualificar melhor suas lideranças femininas, fortalecendo ainda mais o seu time de mulheres para os desafios eleitorais de 2018 e 2020, O PR e PR Mulher do estado de São Paulo, seguindo o pioneirismo da legenda 22, promoveram um sábado de palestras com alguns dos nomes mais reconhecidos e requisitados no momento, que dirigiram seus conhecimentos ao empoderamento de qualidade da mulher, para que possam contribuir com o seu jeito diferente e eficiente na política brasileira.

Mulher: torne real seu potencial.

O papa da palestra motivacional na atualidade, o psicólogo clínico e organizacional, escritor, economista e neuro cientista, Professor Mauro Rinaldi, dirigiu sua palestra às mulheres, com o tema: ‘Torne real seu potencial’. Mauro Rinaldi atuou como consultor do saudoso campeão da Fórmula 1, Airton Senna, e como treinador comportamental de atletas que representaram o Brasil nas Olimpíadas de Atlanta, em 19986, além de empresários, políticos, atores e atrizes de sucesso.

Reforma Política e Participação Feminina: Avanço ou Retrocesso?

A palestrante do segundo painel, a advogada eleitoralista e feminista – como ela mesma se define – Dra. Karina Kufa, debateu e esclareceu sobre os avanços e retrocessos na reforma política, com foco na participação feminina. Desde 2013, Karina Kufa é professora dos cursos de especialização em Direito Eleitoral da Escola Paulista de Direito; e dos cursos de extensão em Direito Administrativo e Eleitoral da FADISP. Está presidente do Instituto Paulista de Direito Eleitoral, ocupando há cinco anos o cargo de diretora do Comitê de Responsabilidade Social da Fiesp.

Mulheres na Política

O tema ‘Mulheres na Política’ foi palestrado no terceiro painel pela advogada, mestre em gestão e políticas públicas, a procuradora do estado de São Paulo, Dra. Jussara Delphino, que tem especialização em Direito Constitucional pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais; e Direito Constitucional Comparado pela Universidade de Salamanca – Espanha. 

Mulher Empreendedora

A palestrante do quarto e último bloco de palestras do evento,  Dra. Maria do Carmo Seffair, veio do estado do Amazonas – especialmente para falar sobre ‘Mulher Empreendedora’, no encontro de mulheres do PR em São Paulo. Advogada, mestre em Direito Processual Civil, Dra. Maria do Carmo é o próprio exemplo de mulher que conquistou o seu espaço; é o próprio exemplo de mulher empreendedora, já que é empresária e gestora no segmento educacional de ensino superior.

MENSAGEM EM VÍDEO DA PRESIDENTE NACIONAL

A presidente nacional do PR Mulher, deputada federal Maria Gorete (PR-CE), enviou vídeo, onde lamentou sua ausência por conta de uma lesão no pé direito, ao qual está recuperando-se. Gorete saudou todas as mulheres republicanas, ressaltando a necessidade de continuar a luta para que a mulher aumente seus espaços em todas as instâncias de poder. “Encaminho meus votos de sucesso para o lançamento do programa Mais ESPAÇO. Mais PODER. Mais MULHER!, desenvolvido pelo Diretório Estadual do PR-SP., disse a presidente nacional do PR Mulher.

A deputada Gorete aproveitou o vídeo para fazer um chamamento sobre a votação do Projeto de Emenda Constitucional que garante às mulheres o mínimo de 10% das cadeiras das Câmaras – federal e municiais – e nas Assembleias Legislativas dos estados brasileiros. “Na próxima semana, a Bancada Feminina da Câmara dos Deputados defenderá a votação em plenário, da PEC 134/2015”, defende a republicana do Ceará.

Por conta de compromissos pré-agendados, o presidente nacional do PR, Antonio Carlos Rodrigues, foi representado pelo seu assessor, Dr. Joel Batista. O deputado federal, Paulo Freire, também foi representado no evento por sua chefa de gabinete, Regina Pereira.

A FAMÍLIA PR ESTÁ COM AS MULHERES

Com público vindo de várias regiões do estado de São Paulo, o evento foi prestigiado por grandes personalidades da legenda 22, entre elas: a presidente estadual do PR Mulher/SP, Professora Helô; presidente estadual do PR-SP, José Tadeu Candelária; deputado federal Marcio Alvino; deputados estaduais André do Prado e Marcos Damasio; o presidente do Muda Muda Brasil, José Renato Silva; o presidente do PR Jovem, Abel Franco Larini – Abelzinho; e representando o presidente nacional do PR, Antonio Carlos Rodrigues, o Dr. Joel Batista.

Além da prefeita de Potim, Érica Soler; compareceram ainda os prefeitos, Adriano Leite (Guararema); Dr. Antonio Neto (Altair); e a vice-prefeita de Osasco, Ana Maria Rossi. Vereadoras e vereadores também marcaram presença: Ana Poli (Arujá); Gereci Rego Lione (Suzano); Tiemi (Miracatu); Janaína Ballaris (Praia Grande); Lino Bispo (São José dos Campos), Sadao Sakai (Mogi das Cruzes), e Élio Jardim (Tuiuti). Os ex-prefeitos: Zé Louquinho (Aparecida), Gino Torrezan (Dourado), e Inho Taino (Biritiba Mirim).

As presidentes do PR Mulher: Patrícia Baptistella (Cruzeiro); Marlene Santana (Suzano); Neli Mendonça (Miracatu); Lucília Goulart (Bertioga); Jeffercy (Aparecida); a presidente municipal do PR, Lúcia Naf (Mairiporã); e os presidentes: Azarias Sanches do Amaral (Juquiá); Chico (Itanhaém); e  Odair Gonzalez (Santos);

O evento foi prestigiado também pelas grandes líderes regionais do PR Mulher: Ana Cristina Piason (Mairiporã); Daniele Alonso (Marília); Isa de Sousa Mascarenhas (Barueri); Juliana Cardoso, Melina Pecora, Patrícia Feitosa e Maria Emília (São Paulo) e Wilma Ferreira (São Bernardo do Campo).