PALESTRA DE PATRÍCIA FEITOSA LEVA ESPERANÇA A ALUNOS DE SUA EX-ESCOLA NO PARAISÓPOLIS

ESCOLA ESTADUAL ETELVINA DE GÓES MARCUCCI. A líder republicana vem palestrando para jovens da periferia sobre diversos temas do universo feminino, mas a recente experiência na escola onde passou sua adolescência estudando, foi especial e emocionante.

Resgatar a autoestima e fazer os jovens da periferia acreditarem que é possível transformarem suas vidas. Estas são as motivações principais para a republicana, Dra. Patrícia Feitosa, realizar palestras para crianças, jovens e adultos de bairros periféricos da capital e do interior paulista.

Além dos temas relacionados ao universo feminino, como violência, preconceito, desigualdade, dificuldades, lutas e conquistas, a jovem advogada, Dra. Patrícia Feitosa, através do relato de suas próprias experiências, leva uma referência viva de que é possível encarar e vencer as dificuldades.

“A juventude por si só já é carente de referências. Para os jovens da periferia, das favelas, essa carência é muito maior. Quando eles veem que saímos de lugares semelhantes ao deles e conseguimos conquistar uma vida melhor, com formação e empoderamento, elas ficam encorajadas e motivadas a mudar também.”, revela a líder republicana.

BOA FILHA A CASA TORNA

Apesar da experiência de trabalhar com situações adversas ligadas ao povo da periferia, a emoção tomou conta ao palestrar recentemente para estudantes da Escola Estadual Etelvina de Góes Marcucci, na comunidade do Paraisópolis, onde a advogada estudou e mantém viva a relação de carinho com todos até os dias de hoje. 

 “Esse trabalho é muito gratificante, mas voltar na escola onde estudei na adolescência foi um momento único, importante e emocionante. Enquanto falava com os alunos, me vinha na memória boas lembranças ali vividas. No começo, os olhares lançados pelos jovens eram de incerteza. Conforme foram se vendo na minha história vivida naquele mesmo lugar e percebendo as mudanças que podemos fazer em nossas vidas, a autoestima começou a aparecer no brilho dos olhos esbugalhados pela atenção.”, revela emocionada Patrícia Feitosa ao concluir:

“Ao final da palestra, vendo a alegria e a motivação de todos, que passaram a acreditar ser possível mudar suas vidas, percebi que voltei a sonhar o sonho do jovem e ter a esperança de dias melhores. Talvez seja difícil mudar o mundo, mas quando consigo ajudar a mudar o destino de uma criança, de uma família, o sentimento é de completa recompensa.”, afirma a líder republicana Patrícia Feitosa.

CONHECENDO A HOMENAGEADA

A republicana Patrícia Feitosa é pós-graduanda em Direito e Processo Penal pela Universidade Mackenzie de São Paulo; Bacharela em Direito pela FMU; advogada Criminalista e assessora Jurídica na Secretaria do Verde da cidade de São Paulo; membro do Instituto de Defesa do Direito de Defesa da cidade de São Paulo; membro da Comissão da Jovem Advocacia; membro da Comissão da Mulher Advogada; membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais; e membro da Comissão de Combate à Violência Doméstica.

Patrícia Feitosa é co-autora do livro ‘Temas de Mediação e Arbitragem’, obra prefaciada pelo professor, escritor, palestrante, doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), promotor de Justiça, Roberto Livianu.