ELAS EMPREENDEM CADA VEZ MAIS

Marcos Damasio*

Já enalteci as mulheres em outros artigos e, mais uma vez, volto a mostrar como elas estão fazendo a diferença em nosso País. Tenho orgulho de ver a fibra de nossas brasileiras ocupando os espaços e contribuindo para a retomada da economia.

Em território nacional, elas são as que mais estão interessadas em começar um negócio. A confirmação vem da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2016, realizada em parceria entre Sebrae e IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade). Nela, a taxa de empreendedorismo feminino entre os novos empreendedores – aqueles que possuem um negócio com até 3,5 anos – é de 15,4%, enquanto a masculina é de 12,6%.

Outro dado do levantamento é que a maioria empreende por necessidade, motivação, porém, que não lhes tira o mérito da iniciativa. Entre os motivos apontados está à busca por complementar a renda familiar.

Outro aspecto é fortalecer o salário, já que, infelizmente, elas ainda ganham menos que os homens, até nos casos em que a escolaridade delas é mais alta.

Um contra-ataque feminino muito positivo e benéfico, para elas e para a sociedade. As mulheres ganham em independência, experiência e a conquista de seu lugar na economia nacional e o mercado ganha com novos negócios, com criação de empregos, com geração de renda, com enriquecimento dos serviços ofertados.

Outra boa notícia é que esta visão empreendedora está se disseminando cada vez mais entre as jovens, que veem no empreendedorismo um caminho para atuar no mercado de trabalho. De acordo com o estudo, 40% delas têm até 34 anos, já entre os homens, esse número cai para 36%.

Esta é uma reação legítima das mulheres para acabar com as diferenças, para conquistar o espaço que lhes é de direito tanto quanto dos homens. Igualdade: define esse novo movimento.

Elas têm a liberdade de escolher e estão escolhendo ir à luta e, com isso, contribuindo para o aquecimento do mercado e a retomada da economia.

Elas não fazem mais a diferença só no lar ou na família, elas estão, cada dia mais, ganhando expressão e conquistando o respeito e o reconhecimento da sociedade. Os números confirmam isso!

*Marcos Damasio é deputado estadual e vice-líder do PR na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP.