ELAS NO COMANDO!

*por Marina Della Vedova

Recente publicação do jornal ‘O Globo’ divulgou ranking da revista Fortune, que mostra crescimento superior a 50% da participação da mulher nos cargos de comando das empresas na iniciativa privada.

Porém, ainda é muito pequena essa realidade, quando comparada à posição que o homem ocupa nesse nível de hierarquia profissional, conforme revela outro ponto do ranking publicado, em que a representação da mulher nos cargos de chefia das empresas de grande porte, não chega a dez por cento.

A mulher está descobrindo sua força, sua capacidade de gestão e vem se apresentando para conquistar seu espaço no mercado de trabalho, assim como na política e nas estatais.

É preciso que o país abra mais espaço às mulheres, que podem oferecer maior disposição, maior trato nos relacionamentos e a peculiar lealdade no trabalho.

Elas representam maior parte da população. Está na hora de fazer valer essa proporcionalidade, aumentando a presença feminina no comando do mundo dos negócios e da política.

O Partido da República, por meio do PR Mulher, realmente dá voz às mulheres e às prepara para se colocarem no mesmo patamar dos homens nos debates públicos, para que tenham forte influência em decisões determinantes, inclusive, no que diz respeito ao cenário de empoderamento da mulher em futuro próximo.

O PR do estado de São Paulo, seguindo os princípios da democracia e a tendência universal de governança, baseada na paridade e na igualdade entre os sexos, entende que a participação feminina nos partidos políticos, não deve estar vinculada apenas e somente ao número de candidaturas, de cotas estipuladas pela lei, mas também, preparando-as, qualificando-as para ocuparem cargos de liderança com a peculiar força da mulher, sem perder a delicadeza, a gentileza, que as diferenciam dos homens e forma o estilo da mulher republicana de fazer política, através do PR Mulher.

 

*A pedagoga Marina Della Vedova, é secretária estadual do PR Mulher-SP.